quarta-feira, 4 de março de 2009

BOA NOVA NA BÍBLIA

A Bíblia é o livro inspirado por Deus O principal autor da Bíblia é Deus. Os escrito
res sagrados registraram suas experiências de fé e de vida ,inspirados por Deus. An
tes desses livros serem registrados (tradição escrita) tais experiências eram passadas oralmente de geração em geração."Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil pa
ra ensinar e para convencer ,para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras.(II Tm 3,16-17).Precisamos
ter bem claro que os escritores da Biblia eram pessoas simples, diferentes dos gregos
e latinos, que eram desenvolvidos na filosofia e usavam uma linguagem nacional. O povo de Deus usava uma linguagem bem concreta, personificando seu pensamento. Ex.:"humanidade" =carne (Gn 6,12)Para dizer que a mulher tem a mesma natureza humana do homem ,
Adão se expressou com esta linguagem, em (Gn 2,23 "Eis agora aqui,o osso de meus ossos
e a carne da minha carne"Quem não leva em conta essas coisas próprias da língua do povo que escreveu a Bíblia, não vai entender a palavra de Deus....O Primeiro testamento
compõe a maior parte da Bíblia. É formada pelos escritos antes da vinda de Jesus. O livro da Sabedoria foi o ultimo a ser redígido. Na Bíblia conservam-se 46 livros do Pri
meiro Testamento.O Segundo testamento é a Segunda parte da Bíblia. Traz os escritos que falam de Jesus e das comunidades Cristãs.Começaram a ser redigidos cerca de vinte anos depois da morte se Jesus e foram acabados por volta do ano 115.São 27 livros, aceitos por todas as Igrejas Cristãs. Abreviações: todos os livros da Bíblia tem o nome abreviado para facilitar a escrita de uma citação. Por exemplo: Mc corresponde ao Evangelho de Marcos .Está no segundo testamento. corresponde ao livro de Gêneeis,o primeiro testamento. veja no início ou no final de sua Bíblia a relação dos livros com
a respectivas abreviações.....Para facilitar a procura de um texto, cada livro foi dividido em capitulos, que são os números maiores, destacados nas páginas, enquanto os versículos são números menores, espalhadas pelo Texto. Em cada capítulo podemos encontrar muitos versículos. Nas citações (Mc 8,27),o numero do capítulo e do versículo tem o mesmo tamanho. A Vírgula separa capítulo e versículo .Quando são citados versículos separados ,em um mesmo capítulo ,cada versículo vem separado por um ponto.Ex.:Mc 8,2.6.10. Quando a citação apresenta todos os versículos na sequência, são indicados o primeiro e o último, separados por um traço de união (hifen) Ex.:Mc 8,1-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

qualquer pessoa pode agora comentar, antes só para registados